Projeto Básico de Usina de Dessalinização

23 de fevereiro de 2011 - 17:07

Descrição:

Elaboração dos estudos necessários para a instalação de Usina de Dessalinização de água do mar, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com a utilização de energia elétrica proveniente de fonte alternativa. O serviço de elaboração do projeto foi estimado em R$ 140 mil.

A água doce é um recurso natural limitado e finito. O Estado do Ceará por ter mais de 80% do seu território inserido no semi-árido nordestino tem escassez desse recurso.

Temos um crescente aumento na demanda por água, em face dos crescimentos econômico e social, o que impõe uma busca contínua por fontes de abastecimento da população e tornem esse crescimento sustentável e com visão de futuro.

Segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) uma água com até 500mg/l de concentração de sais é classificada como água potável, até 30.000 mg/l é considerada salobra e acima deste valor, a água é considerada salina. A concentração salina da água do mar é da ordem de 33.000 mg/l.

O atendimento à necessidade de água do Ceará, poderá ser viável no futuro, com a complementaridade de processos de dessalinização tanto da água do mar, como de mananciais subterrâneos que apresentem alto teor de salinidade. Assim, faze-se necessário dentro do escopo dos projetos de Políticas Públicas de desenvolvimento sustentável, um programa de uso de dessalinizadores, com tecnologia da osmose reversa, a custo compatível com a nossa realidade econômica e social.