Componentes do Descarregador do Pecém chegam no início de abril

1 de abril de 2011 - 19:55

Está previsto para aportar nesta terça-feira (5/4) no Terminal Portuário do Pecém o navio com os últimos componentes do Descarregador Contínuo de Carvão Mineral a ser instalado naquele porto. A carga é composta pelos principais e maiores componentes estruturais do equipamento. A montagem do descarregador adquirido pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) a um custo de R$ 23 milhões, deverá ser finalizada num prazo de três à quatro meses.

Posteriormente o sistema se integrará ao sistema de correias de transporte do mineral para empreendimentos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), como a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a termelétrica Porto do Pecém, da MPX, ambos em implantação.  A correia transportadora de minérios está em fase de conclusão e já realiza seus primeiros testes. O descarregador é do tipo contínuo e tem capacidade para transportar 2.400 Toneladas por hora, devendo ser instalado no Berço Interno do Píer 1 do Terminal Portuário.

Os componentes do descarregador estão sendo fabricados na China, Dinamarca e Suécia. Todo o Projeto de engenharia do Descarregador foi desenvolvido na Suécia com acompanhamento de uma equipe da Seinfra. O sistema elétrico para alimentação do equipamento a partir da Subestação do Píer 1 já está pronto, e foi executado dentro do Contrato da Correia Transportadora.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
twitter.com/seinfrace