Componentes do Descarregador do Pecém chegam em maio

12 de abril de 2011 - 15:22

O navio Beluga Felicity, que transporta os principais componentes do Descarregador Contínuo de Carvão Mineral a ser instalado no Terminal Portuário do Pecém, cuja chegada estava prevista para a primeira semana de abril, teve adiada sua chegada para maio próximo. O navio deixou o porto do Rio de Janeiro neste início de semana e vai aguardar “janela” para descarregar equipamentos no porto de Vitória (ES).

Além dos componentes para o descarregador, o navio transporta também um gerador de 260 ton. e 216 peças pesando 1.926 ton, que será instalado na usina Termelétrica Energia Pecém.

A montagem do descarregador, adquirido pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), será iniciada tão logo seja concluída a operação de descarregamento e finalizada a liberação pela Receita Federal, devendo ser instalada no prazo de quatro meses, com previsão de entrar em pleno funcionamento até o mês de agosto próximo.

O descarregador integra-se ao sistema de transporte de carvão mineral para os empreendimentos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém como a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Termelétrica Energia Pecém.

Trata-se de equipamento do tipo contínuo, com capacidade para 2.400 Ton/hora, e será instalado no Berço Interno do Píer 1, do Terminal Portuário, sendo destinado às operações de descarregamento do carvão mineral a ser lançado na correia transportadora para ser utilizado como insumo da Companhia CSP e a Termelétrica da MPX que se instalam naquele Complexo.

Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com / (85) 3267.2525)