Cegás analisa propostas para monitoramento à distância de distribuição de Gás Natural

27 de maio de 2011 - 13:43

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) está concluindo a avaliação técnica das três empresas que participam da concorrência para a a oferta de sistema de medição, controle e atuações remotas no sistema de distribuição de Gás Natural de seus clientes industriais, postos de combustíveis e estações de equipamentos. Estão sendo analisadas as propostas das empresas DPM, Telvent e Schneider. As avaliações deverão estar concluídas na próxima semana para envio posterior à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para homologação do resultado. O sistema de telemetria está orçado em cerca de R$ 5 milhões.

O sistema de telemetria funciona da seguinte forma: dos medidores localizados nos pontos de entrega aos clientes partem dados eletrônicos para uma central UTR (Unidade Terminal Remota) que os armazena, processa e os envia através de sinal de celular (GPRS) a um sistema integrador. Este será acessado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) da Cegás, órgão vinculado à Seinfra.

O novo sistema a ser implantado visa dar melhor controle sobre o sistema de distribuição do gás e mais segurança aos consumidores. Essa tecnologia permite acompanhar em tempo real toda a rede de oferta do gás natural, podendo bloquear alguns ramais por motivo de segurança. O sistema possibilita, ainda, efetuar a leitura de consumo dos principais clientes, com armazenamento em banco de dados que permitem acompanhar o perfil de consumo de cada cliente.

Outra característica importante é que o sistema será responsável pelo controle e operação remota de Unidades de Odorização e das Estações de Redução de Pressão. Posteriormente o controle será ampliado aos consumidores residenciais. Com a medição remota os grande consumidores, especialmente os segmentos como o industrial, que consome grandes volumes de gás natural, e os postos de combustível que comercializam o Gás Natural Veicular (GNV), deverão ter maior controle sobre o seu consumo pois a automatização do sistema permite maior precisão de medições. Pelo método convencional os instrumentos de medição são monitorados periodicamente por técnicos que se deslocam até o local, com maior custo. O controle por telemetria já é utilizado em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Saiba mais:

-39.130.143 milhões de metros cúbicos foi o consumo dos segmentos de gás combustível, autoprodução, residencial, comercial e automotivo de janeiro a março deste ano no Ceará.

-Em 2010 a Cegás distribuiu 502.966.832 de metros cúbicos de gás.

Tabela: Distribuição de gás natural no Ceará em 2010 por segmento em  m³

Gás combustível

74.401.309

Gás autoprodução

13.452.752

Gás residencial

164.283

Gás Comercial

1.033.481

Gás automotivo

66.277.918

Total

155.329.743