Descarregador montado até agosto

15 de junho de 2011 - 19:19

O descarregador contínuo de carvão mineral que equipará o Terminal Portuário do Pecém deverá estar com a sua montagem concluída em agosto. O equipamento foi adquirido pelo Governo do Estado mediante a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) a um custo de R$ 23 milhões para se integrar ao sistema de correias de transporte de carvão mineral para empreendimentos como a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a termelétrica Porto do Pecém, da MPX, ambos em implantação.

O equipamento, cujos componentes foram fabricados na China, Dinamarca e Suécia, tem capacidade para 2.400 Ton/hora e está sendo instalado no berço interno do Píer 1 do Terminal Portuário, sendo destinado às operações de descarregamento do carvão mineral a ser lançado na correia transportadora para ser utilizado como insumo da CSP e da Termelétrica. A correia já está com sua montagem concluída e passa agora por testes pré-operacionais.

Estão sendo montadas no momento as rodas e trens de translação, entre outros equipamentos, que darão suporte aos componentes superiores do equipamento. Até o momento, 12% da montagem já foi executada. A previsão é de que em setembro deste ano sejam realizados os testes operacionais do descarregador.

Serviço:

-Cerca de 20 pessoas trabalham na montagem do equipamento, a cargo da empresa Cargotech.

Saiba mais:

-O navio Beluga Felicity transportou o equipamento até o Brasil, chegando ao Porto do Pecém no dia 2 de maio passado.
-A correia transportadora parte do Píer 1 e permitirá que o minério, após retirado do navio pelo descarregador, seja conduzido até o pátio de estocagem das empresas que utilizarão esse tipo de insumo. A capacidade nominal de transporte de carvão mineral da correia é de 2.400 ton/hora. O investimento é de R$ 148,3 milhões.