Antônio Cambraia toma posse dia 7 na presidência da Cegás

6 de julho de 2011 - 17:50

Antônio Elbano Cambraia toma posse nesta quinta-feira (7) na presidência da Companhia de Gás do Ceará (Cegás). A solenidade acontece às 16 horas no auditório do condomínio Seinfra/SRH, no Centro Administrativo Virgílio Távora, no  Cambeba. Cambraia será empossado pelo Conselho de Administração da Cegás, presidida pelo engenheiro Otacílio Borges Filho, secretário-adjunto da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), da qual a Cegás é vinculada.

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás), sociedade de economia mista, é a empresa estadual de distribuição de gás natural canalizado. Foi criada pela Lei n.º 12.010, de 05/10/92 tendo como objetivo a produção, aquisição, armazenamento, distribuição, comercialização de gás combustível e a prestação de serviços correlatos, observando critérios econômicos de viabilização dos investimentos, o desenvolvimento econômico e social do Ceará, os avanços técnicos e a integração do gás canalizado à matriz energética do Estado do Ceará.

O efetivo funcionamento aconteceu no início de 1994 com a assinatura do contrato de concessão com o Governo do Estado para a exploração industrial, comercial, institucional dos serviços de gás no Estado. As três principais fontes fornecedoras do gás são os campos de petróleo em Paracuru (CE), a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) em Guamaré (RN) e  da importação de gás de regaseificado, feito no navio Golar Spirit, atracado no Porto do Pecém.

Perfil
Antônio Cambraia nasceu em 1942, no município de Senador Pompeu. É formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Iniciou sua vida pública em 1971 como economista concursado do Banco Nacional de Habitação (BNH), passando na instituição pelas gerências de seguros e Fundo de Garantia e de Poupança e Empréstimos entre os anos de 1972 a 1986.

Cambraia entrou para o magistério superior em 1986 como professor do Departamento de Economia e Contabilidade da Uece. Assumiu em 1990 a Secretaria de Finanças do município, cargo que deixou em 1993 quando foi eleito prefeito de Fortaleza, mandato que exerceu até 1997. Exerceu ainda dois mandatos de deputado federal (1999-2007) quando foi vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, presidente da Comissão de Minas e Energia, ambas da Câmara dos Deputados e da Comissão Mista da Crise Energética do Congresso Nacional. Foi secretário estadual de Turismo no período de 2001 a 2002.

A Cegás
– Composição acionária: Estado do Ceará (acionista controlador, representado pela Seinfra), Petrobras Gás S.A – Gaspetro (subsidiária da Petrobras com atuação no mercado de gás natural), Vicunha S.A (empresa de capital privado, acionista da Cegás desde 1995)
-Distribuiu de janeiro a maio deste ano 87.605.838,00 m³ de gás natural
-A rede de distribuição de Gás Natural tem hoje 297 km de extensão
-Um total de 111 indústrias utilizam o insumo atualmente
– O gás chega no Golar Spirit em baixíssimas temperaturas e liquefeito, onde é regaseificado
-O Ceará consome cerca de 500 mil metros cúbicos diários de gás natural.
-Fornece 57,5% do gás para o setor industrial, 37,9% para o automotivo (GNV), 3,7% para a operações de cogeração (produção de energia elétrica), 0,8% para o comercial e 0,1% para o residencial

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes