Pecém pronto para inaugurações

10 de agosto de 2011 - 17:44

Obras representam impulso na economia cearense, refletindo na contratação de mais profissionais nas mais diversas áreas.

O Porto do Pecém está preparado para as solenidades que acontecem próximo dia 11, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do governador Cid Gomes, do secretário Adail Fontenele, além de outras autoridades. Eles acompanharão a terraplenagem da área destinada à Companhia Siderúrgica do Pecém, a entrega das obras da área estadual da Correia Transportadora e do Terminal de Múltiplas Utilidades  (TMUT) do Porto do Pecém.

Inicialmente a primeira solenidade prevista para o dia será a visita à área de terraplenagem da CSP; posteriormente a comitiva oficial conhecerá as obras da Correia Transportadora e, por fim, a comitiva oficializará a entrega  do Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém. Para a imprensa, o transporte que levará repórteres, cinegrafistas e fotógrafos partirá do porto às 9 horas.

Juntas, as três obras inauguradas dia 11 são importantes para impulsionar o crescimento econômico e de empregos cearense. O TMUT, dentre outras ações, ampliará a movimentação de cargas, passando das atuais 150 mil contêineres/ano para uma projeção de movimentação estimada em 750 mil unidades por ano. A parte estadual da Correia Transportadora, por sua vez, será responsável pelo transporte de granéis sólidos para empreendimentos como a siderúrgica e a termelétrica. As placas de aço produzidas na CSP poderão atrair indústrias que utilizam o produto como matéria-prima.

 

Conheça as obras

TMUT

A construção de dois berços de atracação, a ampliação do quebra-mar e o prolongamento da ponte constituem a primeira fase de uma série de três grandes blocos de obras previstas para aumentar a capacidade de movimentação de contêineres e possibilitar a vinda de projetos estruturantes ao Estado, como a siderúrgica, a refinaria premium II e a os produtos da transnordestina. As etapas de ampliação do Porto do Pecém estão previstas para seguir até 2016. Sua construção gerou 800 empregos diretos.  Foram investidos R$ 414 milhões, sendo gerados 800 empregos diretos

 

Correia Transportadora

Os seis quilômetros da correia transportadora correspondem à parte do Estado de levar minério de forma rápida, além de evitar riscos ao meio ambiente com o transporte aberto por caminhões. Por ser fechada, impede que partículas de pó espalhem pelo meio ambiente. O minério passa por três torres de transferência, sendo a última instalada na junção da CE-422 e que possibilita a entrega de granéis sólidos às empresas usuárias destes produtos, como a termelétrica. Gerou 300 postos de trabalho com investimentos de R$ 156,3 milhões.

 

CSP

Junto com a refinaria Premium II, corresponde aos projetos estruturantes que o Governo do Estado vem atraindo para impulsionar a economia do Ceará. Quando uma refinaria ou siderúrgica se instalam, uma série de indústrias alocam-se próximo, visando a proximidade com fontes fornecedoras de matérias prima, como placas de aço, por exemplo. A CSP é uma parceria entre a mineradora Vale (Brasil), a Dongkuk Steel Mill e a Posco, que asseguraram parte da compra da produção usina siderúrgica. Expectativa é gerar 15 mil empregos diretos na construção. O início das operações é previsto para 2015.

 

Serviço:

Os profissionais de imprensa devem cadastrar-se para o evento no site da presidência da república. Uma van sairá do porto do pecém para as obras de terraplenagem da siderúrgica às 9 horas.

 

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)