Consórcios habilitados para ampliação do Porto do Pecém

5 de setembro de 2011 - 14:24

A PGE definirá data para abertura das propostas comerciais

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), por meio de sua Coordenadoria de Transportes e Obras (CTO), já enviou à Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE) a análise sobre a habilitação das empresas que concorrem às obras de ampliação do Terminal Portuário do Pecém. Dois consórcios foram habilitados: Marquise/Queiroz Galvão/Ivaí e Serveng/Constremac/Metropolitana. Após elaboração do parecer da Assessoria Jurídica será estabelecida a data para a abertura das propostas comerciais. O projeto da Secretaria está orçado em R$ 609 milhões. Nove empresas apresentaram propostas, formando três consórcios.

Os serviços envolvidos no processo licitatório incluem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente com 1.520 metros de extensão, pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra- mar em cerca de 90 metros; o alargamento em cerca de 33 metros do quebra-mar; a construção de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-conteineres voltados para operação com carga geral e produtos da siderúrgica, refinaria e ferrovia; e a ampliação do pátio da retro-área de aproximadamente 69.000 metros quadrados.

Os dois berços de atracação serão voltados para a exportação de placas da siderúrgica enquanto a Ferrovia Transnordestina utilizará provisoriamente o Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), cuja primeira etapa já foi inaugurada, até ter o seu próprio terminal.
TMUT

No dia 11 de agosto foi entregue a primeira etapa das obras do TMUT com dois berços, que atenderão aos navios porta-contâiner; a ampliação do quebra-mar para mil metros; e o prolongamento da ponte existente, de 348 metros. O custo da obra foi de aproximadamente R$ 410 milhões.

Saiba mais:
-A expectativa é que, até 2016, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) esteja composto por um berço no TMUT, um novo quebra-mar, dois berços de granéis sólidos,e cinco berços de granéis líquidos;

-O crescimento na movimentação de contêineres no Terminal Portuário do Pecém, em toneladas, foi de 35% com 938 mil toneladas, sendo 370 mil na exportação e 568 mil na importação. Neste mesmo período no ano passado foram movimentadas 697 mil ton.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
(85)3216.3763/65
Marcos Cavalcante (85)8898.4318
Luiz Guedes
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)