Cargas especiais terão área de armazenamento ampliada

6 de outubro de 2011 - 14:08

O pátio ampliado dará mais segurança na movimentação de carga especiais

A armazenagem temporária de cargas consideradas perigosas, como produtos químicos ou de fácil combustão, terá melhores instalações no terminal Portuário do Pecém. A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) licitará os serviços de construção civil de ampliação do pátio destinado a esse tipo de carga especial no porto. Serão 1.300 metros quadrados de extensão, proporcionando total segurança desde a operação de descarregamento até a retirada da carga para o seu destino final.

Os serviços estão orçados em R$ 723.931,06, a serem aplicados pelo Governo do Estado em parceria com a União e deverão ficar prontas em 120 dias a partir da assinatura do contrato. A apresentação das propostas pelas empresas interessadas será no dia 4 de novembro, às 9h30, na Comissão Central de Concorrências, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Luiz Hernani de Carvalho, diretor de Implantação e Expansão da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), explicou que o terminal já possuía local para o trabalho com cargas desse tipo, mas o aumento na movimentação de cargas no porto, especialmente com a inauguração do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), a implantação da Companhia Siderúrgica do Ceará (CSP) e da Refinaria da Petrobras, a área teve que ser redimensionada para atender à demanda.

“As operação com essas cargas especiais ficarão mais mais rápidas e seguras”, reforçou o diretor, ressaltando ainda que a melhoria das condições também atende às solicitações de entidades de proteção ambiental como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

Saiba mais:
-O TMUT possibilitará quintuplicar a movimentação de cargas no Terminal do Pecém,
-A Refinaria Premium II da Petrobrás deverá estar operando em 2017.
– Cargas especiais ou perigosas são aquelas em que possuem maior cuidado de operacionalidade e riscos, como combustão.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Fones: (85)3216.3764/65
Marcos Cavalcante (marcos.cavalcante@seinfra.ce.gov.br – (85) 8898.4318)
Luiz Guedes (luiz.guedes@seinfra.ce.gov.br)
www.twitter.com/seinfrace (Twitter Oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)