Cegás deve superar os 300 km de gasoduto em 2012

26 de janeiro de 2012 - 12:31

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) planeja superar os 300 km de rede de distribuição este ano. Atualmente a empresa, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), já registra 264 km de dutos. O montante de investimento será de cerca de R$ 10 milhões e terá foco nos segmentos residencial e comercial. Como parte do projeto de expansão planejado pela empresa – vinculada à Seinfra – está a implantação de uma linha tronco de gasoduto a partir do município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, ligando o ponto de entrega da Petrobras, que será construído naquele município, à rede distribuidora de gás natural de Fortaleza.

Para este ano está previsto um aumento do volume de consumo do Gás Natural fornecido pela Cegás da ordem de 60m³/dia. A Cegás fornece o energético para 2.500 clientes residenciais, para 50 do setor comercial, 10 do industrial e para um de cogeração. Dentre os maiores clientes, que serão conectados em 2012, estão a cervejaria da Ambev no município de Aquiraz – cuja produção está sendo aumentada neste ano, e o Centro de Feiras e Eventos do Ceará (CEC), em construção na avenida Washington Soares, em Fortaleza.

A Cegás firmou ainda contrato com a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) para pesquisar o potencial do mercado de gás natural nas diversas regiões do Estado com vistas a uma maior interiorização do fornecimento do insumo pela Companhia a partir do Terminal de Regaseificação do Porto do Pecém. Hoje a Cegás atende, além de Fortaleza, os municípios Aquiraz, Aracati, Canindé, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Itapajé, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajús, Pacatuba, Quixadá, Russas, São Gonçalo, Sobral e Tabuleiro do Norte.

 

Saiba mais:
-A regaseificação no Terminal Portuário do Pecém é realizada através do navio Golar Spirit, primeiro no mundo convertido para armazenar e regaseificar GNL (Gás Natural Liquefeito) a bordo.