Empresas apresentam propostas para nova correia transportadora do Pecém

8 de janeiro de 2013 - 19:12

Os consórcios ATP/Beumer (ATP Engenharia Ltda/Beumer Latinoamericana Equipamentos Ltda) e CPKN ( Koch do Brasil Projetos Industriais Ltda e Normatel Engenharia Ltda) e as empresas OHL Industrial do Brasil e TMSA Tecnologia em Movimento S.A) apresentaram nesta terça-feira (8/01) à Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE), as suas propostas comerciais e documentos de habilitação para a implantação de uma correia transportadora de minério de ferro no Porto do Pecém. Os documentos de habilitação seguem agora para análise da Secreatria da Infraestrutra do Estado (Seinfra). A abertura das propostas comerciais acontecerá em data ainda a definir. No dia 11 próximo acontece a licitação para aquisição do descarregador de minérios, um insumo básico para as operações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) em instalação no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

A correia transportadora terá capacidade nominal de 2.400 toneladas/hora e o preço de referência, isto é, o maior preço a ser apresentado pelas concorrentes, deverá ser de até R$ 221.541.256,32 a serem pagos com recursos do Governo do Estado e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A correia partirá do berço externo do Terminal de Granéis Sólidos do Porto (TSID) até o local onde as empresas que utilizarão o insumo farão o transporte até seus pátios de matérias-primas na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) no município de São Gonçalo do Amarante.

A licitação prevê que o vencedor deverá fornecer a correia, as obras civis, o sistema elétrico, automação, controle auxiliares e acompanhamento dos testes de funcionamento entre outros serviços. Os trabalhos deverão estar concluídos num prazo de 30 meses a partir da assinatura do contrato de execução.

O novo descarregador de minério de ferro, orçado em R$ 60 milhões, é o equipamento que retira o insumo dos navios e o coloca na correia transportadora para o destino final. O porto já conta com um equipamento semelhante destinado à operação com carvão mineral. O descarregador será do tipo contínuo, operando sobre trilhos e com capacidade nominal e 2.400 toneladas/hora devendo ser instalado no berço externo do Píer 1 do porto.