Pecém registra crescimento em todos os tipos de carga

11 de outubro de 2013 - 10:58

De janeiro a setembro deste ano foram movimentadas através do porto do Pecém, 3,7 milhões de toneladas (t) de mercadorias, o que representou uma elevação de 32% em relação ao mesmo período de 2012. O crescimento foi registrado em todos os tipos de carga tais como; granel líquido, granel sólido, carga solta e carga conteinerizada, sendo que a maior elevação foi registrada na movimentação de granel líquido, com variação positiva de 416%. Foram exportadas 770 mil t, enquanto a importação registrou movimentação de três milhões de t.

O transporte de longo curso registrou aumento de 27% na movimentação, enquanto a cabotagem, que é a movimentação entre portos do país, contribuiu com elevação de 62%.

Nas exportações de longo curso o destaque ficou com os combustíveis minerais (180 mil t), seguido das frutas, com 79 mil. Nas importações de transporte de longo curso os combustíveis minerais contribuíram com 1,2 milhão de toneladas e os produtos siderúrgicos com 655 mil.

Na cabotagem os números também foram todos positivos. Os combustíveis minerais (181 mil t) e o cimento (44 mil t) foram os mais exportados, enquanto nas importações os destaques ficaram com os produtos siderúrgicos (76 mil t) e cereais (68 mil t).

O ranking brasileiro de movimentação de mercadorias, segundo informações da Secex, destaca a participação do porto do Pecém, administrado pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), com liderança na importação de produtos siderúrgicos e clínkers (cimento não pulverizado). No ranking de exportações o Pecém fica em segundo lugar na movimentação de frutas e em terceiro na de calçados.

 

Assessoria de Comunicação da Cearáportos

Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com – (85) 9983.2525)