Secretário André Facó visita obras no CIPP

21 de janeiro de 2015 - 19:45

O secretário da infraestrutura do Estado, André Facó, visitou hoje (21) as diversas obras desenvolvidas pela Seinfra no Porto do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante e no Complexo Industrial e Portuárioa do Pecém (CIPP). No local, conheceu de perto os serviços da segunda expansão daquele terminal e a operação da correia transportadora de carvão mineral e seu descarregador, entre outras obras. Também fez visita aos serviços de implantação da infraestrutura da reserva indígena Taba dos Anacé, criada pelo Governo do Estado para abrigar as populações indígenas realocadas por conta da construção da refinaria Premium II, em planejamento pela Petrobras.

Acompanhado do diretor-presidente da Companhia de Integração do Cerá -Cearáportos, Erasmo Pitombeira, e técnicos, o Secretário recebeu maiores informações acerca da implantação de infraestrutura essenciais à continuidade do processo de crescimento da prestação de serviços daquele porto que no ano passado movimentou 8,2 milhões de toneladas de mercadorias. “A ideia da visita é saber como está o andamento das diversas obras que estão sendo tocadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. São obras  como a Reserva Indígena Taba dos Anacé, a expansão do Porto do Pecém, Correia Transportadora de Minérios, dentre outras que serão de extrema importância para o crescimento do CIPP e que terão atenção especial da Seinfra.”, destacou o Secretário.

As obras da nova expansão do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) no Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, em execução, incluem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente, com 1.520 metros de extensão, a pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra-mar em cerca de 90 metros; o alargamento de aproximadamente 33 metros da ponte; e a construção de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. Os trabalhos estão sendo realizados pelo consórcio Marquise/QG/Ivaí e deverão estar concluídos até o final de 2016. O investimento é  de R$ 568,7 milhões.

Reserva Anacé
André Facó, acompanhado do engenheiro André Pierre, da Coordenadoria de Transportes e Obras da Seinfra, e de representantes da etnia, conheceu também os trabalhos de implantação da Reserva Indígena Taba dos Anacé, às margens da CE-085, no município de Caucaia, Região metropolitana de Fortaleza. Estão sendo construídas ali 163 residências, acessos viários, escola, rede elétrica, de abastecimento de água, posto de saúde entre outros benefícios. O empreendimento faz parte do compromisso firmado entre o Governo estadual, Petrobras, Ministério Público Federal, Fundação Nacional do Índio – Funai e as comunidades indígenas dos Anacé de Bolso e Matões que serão realocadas de áreas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para aquela área próxima. Os serviços foram inciados em setembro do anos passado devendo ficar prontos em fevereiro próximo. O valor da obra é de cerca de R$ 30 milhões, que incluem a aquisição do terreno e construção da infraestrutura.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
(85) 3216.3764
www.seinfra.ce.gov.br