Fortaleza sedia Encontro Regional das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste

23 de janeiro de 2017 - 19:14

Representantes de distribuidoras de gás do Nordeste brasileiro estiveram reunidos, quinta (19) e sexta-feira (20), em Fortaleza, durante o V Encontro Regional das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste, realizado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Na oportunidade, os participantes discutiram projetos de biometano e questões relacionadas ao uso da poliamida no Ceará.

Durante a abertura do evento, o diretor presidente da Cegás, Antônio Cambraia, ressaltou a importância da iniciativa. “ O encontro contribui substancialmente para a discussão de temas importantes no nosso setor. O biometano e o uso da poliamida são questões de interesse público, uma vez que representam inovações dentro do serviço que ofertamos no estado do Ceará”, pontuou.

Representando a Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Natural Canalizado – Abegás, o presidente executivo Augusto Salomon, ressaltou a importância da Usina de Biometano do Ceará, instalada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e os desafios do mercado de produção de gás natural. “O mercado passa por uma fase de desenvolvimento. Iniciativas governamentais, a exemplo do que vem sendo feito pelo Governo do Ceará e também pelo Governo Federal, neste caso a exemplo do “Gás para Todos”, já imprimem um olhar diferente à temática do gás natural, neste momento de transição. O cenário no qual vivemos faz com que hoje, mais do que nunca, as distribuidoras de gás de todo o país tenham que adotar uma postura de compliance. O nosso desafio é estabilizar o cenário de oferta ao longo do tempo e acreditamos que projetos como o do gasoduto de poliamida irão contribuir em muito com isso”, disse.

Para o secretário da infraestrutura do estado do Ceará, André Facó, é importante que momentos como este ocorram de forma frequente afim de fomentar discussões aprofundadas sobre o gás natural e reforçar a importância de um esforço conjunto das distribuidoras. “Precisamos unir forçar para que, juntos, possamos pensar em alternativas viáveis e inovadoras como esta que estamos vendo aqui hoje. Precisamos, também, de um planejamento eficaz. Isso é essencial, pois precisamos vislumbrar projetos a longo prazo que necessitam ter como base a inovação. Esse é o desafio”, instigou.

O encontro trouxe ainda debates sobre questões comerciais e tecnológicas dos projetos envolvendo o biometano e linha tronco de poliamida, conceitos e impactos ambientais da usina do biometano, base de dados e normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e as alternativas tecnológicas dos dutos de poliamida.

Os participantes também visitaram in loco a Usina de Biometano, no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia – ASMOC.  O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Ecometano, Márcio Schittini, apresentou todas as etapas de captação de resíduos sólidos, queima, separação de componentes e o processo de transformação em gás biometano. “Quero que vocês olhem para este espaço não como um aterro, mas como um potencial gerador de hidrocarbonetos. Sabe o que isso significa? Movimentação de economia, novas possibilidades de negócio, avanços para a sociedade e o Estado. Estamos no rumo certo”.

O equipamento, que teve a primeira etapa da unidade de captação e tratamento do biogás inaugurada em abril de 2016 pelo governador do Ceará, Camilo Santana, é considerado o segundo maior do País. Através dele, será possível retirar gás metano da superfície do Aterro, produzindo até 150.000 m³ de biometano por dia.

Saiba mais

O biometano é um combustível renovável compatível com as especificações do gás natural, usado para abastecer veículos, indústrias, comércio e residências. O gás é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos depositados no Aterro, principal destinação de todo o resíduo sólido recolhido em Fortaleza.