Cegás recebe dirigentes da Kogas para tratar da instalação de terminal de regaseificação no porto do Pecém
15 de dezembro de 2017 - 09:21 #Cegás #GNL #Kogas #memorando #regaseificação
O presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, recebeu nesta quinta-feira em Fortaleza dirigentes Korea Gas Corporation (Kogas) para continuar as tratativas sobre a implantação de um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto do Pecém, no Ceará. Acompanhada de Figueirêdo e dos diretores da Cegás, Fábio Norcio e Fabrício Bomtempo, a equipe da Kogas visitou ontem (quarta-feira) o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
Em 2016, o governo do Ceará e a Kogas assinaram um memorando de entendimento que deu início aos estudos para promover planejamento, concepção e execução de desenvolvimento do terminal de regaseificação onshore no Porto do Pecém.
O memorando prevê ainda a possibilidade do terminal importar GNL, além de transportar, desenvolver projetos de armazenamento e distribuição deste energético no território cearense, com o fim de reforçar o crescimento econômico do Estado e o acesso da população cearense à energia confiável e limpa.
Em setembro passado, Figueirêdo esteve nas cidades de Incheon e Daegu, na Coréia do Sul, para uma série de reuniões com dirigentes da Kogas para avançar as negociações. Ele estava acompanhado do assessor de Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Antonio Balhmann. Ficou decidido a visita que os coreanos fazem a Fortaleza desde ontem. Hoje à tarde, eles visitaram ainda a ZPE.
A Kogas é considerada uma das líderes mundiais no negócio de planejamento, concepção, financiamento e operação de infraestrutura de logística de gás natural e já demonstrou confiança na viabilidade do desenvolvimento do terminal.
A Cegás é uma empresa de economia mista e foi constituída em 1992 com a missão de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a Cegás fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.