Seinfra e Cegás debatem pioneirismo na distribuição de hidrogênio verde no Ceará

7 de fevereiro de 2023 - 16:13 # # #

A possibilidade de tornar a Companhia de Gás do Ceará pioneira na distribuição de hidrogênio verde foi uma das pautas abordadas na primeira reunião de alinhamento estratégico realizada nesta terça-feira (7) entre o secretário de Infraestrutura do Governo do Ceará, Antônio Nei de Sousa, e a presidenta da Cegás, Cissa Maia.

“Tratamos da garantia dos investimentos como os que já foram assinados com a Portocem, para a construção de um gasoduto que levará gás natural para a Usina Termelétrica da empresa a ser implantada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará). Também discutimos a possibilidade de tornar a companhia distribuidora de hidrogênio verde”, destacou o secretário Antônio Nei.

Em janeiro, o Ceará foi palco do lançamento da primeira molécula de hidrogênio verde, um marco para a geração de energia sustentável no País e a primeira etapa do desenvolvimento do Projeto Piloto H2 no Complexo Termelétrico do Porto do Pecém.

“Além da possibilidade de nos tornarmos pioneiros na distribuição de hidrogênio verde, saímos felizes desta primeira reunião por saber que nosso secretário é entusiasta de projetos, como o do gasoduto da Portocem, que são fundamentais para realizarmos a nossa missão, que é distribuir gás para desenvolver a economia de nosso estado”, disse Cissa Maia.

O secretário executivo de Energia e Telecomunicações, Adão Linhares, também participou da audiência na sede da Seinfra, no Cambeba, em Fortaleza.