Seinfra debate planos diretores com prefeituras

13 de outubro de 2011 - 13:10

A Seinfra convocou reunião com representantes de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, além de empresários, para discutir as ações no Complexo Industrial e Portuário do Pecém

Os planos diretores dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante e suas conexões com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), onde se instalarão grandes empreendimentos como a Companhia Siderúrgica do Pecém, a Refinaria e a termelétrica da MPX, foram apresentados nesta nesta terça-feira (11) na Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). A reunião foi coordenada pelo secretário Adail Fontenele, que destacou a importância de discutir as demandas decorrentes do grande crescimento pelo qual passarão os dois municípios e seu entorno e, principalmente, as soluções de forma integrada para um desenvolvimento do Estado e dos municípios que compõem o CIPP.

É pelo plano diretor que serão discutidas e avaliadas as ações referentes à qualidade de vida das populações, em aspectos como segurança, saúde, educação, lazer, moradia e meio ambiente. Para auxiliar no melhor planejamento destas ações, o Governo do Estado enviou semana passada, à Assembleia Legislativa, mensagem que cria a Unidade Gestora e o Conselho Gestor do CIPP.

O encontro ocorrido hoje na Seinfra teve as presenças do secretário de Planejamento e Gestão do do Estado, Eduardo Diogo, dos prefeitos Washington Luiz de Oliveira (Caucaia) e Walter Ramos de Araújo (São Gonçalo do Amarante), Procuradoria Geral do Estado e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Também participaram da reunião os representantes da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), e dos empreendimentos que serão instalados no CIPP, como a Petrobras (Refinaria Premium II), a Companhia Siderúrgica do Pecém e a Termelétrica.

Os prefeitos reconheceram o grande salto de desenvolvimento pelos quais passam seus municípios, desde a implantação do CIPP, que acarretou o crescimento da renda e das oportunidades de trabalho. Eles apresentaram um plano diretor com indicação de áreas destinadas à habitação, ao uso industrial, e ao meio ambiente. Para o prefeito de São Gonçalo, Walter Ramos, o encontro serve como um verdadeiro fórum para proporcionar a elaboração de planos diretores mais integrados com o crescimento gerado pelo Complexo.

Diretores da refinaria, da siderúrgica e da termelétrica, por sua vez, apresentaram suas demandas de infraestrutura. Nelas, estão ações relacionadas à rodovias que comportem o tráfego pesado de maquinário e equipamentos; de unidades hospitalares para queimados; e de escolas de formação técnica para o aperfeiçoamento e capacitação de mão de obra, dentre outros. Todas as demandas serão repassadas oficialmente à Seinfra, que apresentará os dados ao Governador Cid Gomes.

Parte das demandas que foram apresentadas já possuem projetos em andamento. Um dos exemplos é a implantação do Arco Rodoviário Metropolitano de Fortaleza, uma rodovia de 88,20 km de extensão. O projeto conecta as principais vias de acesso à Capital, como a BR-116, a BR-020, a BR-222, e as CEs 060 e 065.

Saiba mais:
– Em agosto foi lançado oficialmente os trabalhos de terraplenagem da Companhia Siderúrgica do Pecém.
– O Arco Rodoviário Metropolitano de Fortaleza é uma das obras que estão com os Projetos de Manifestação de Interesse lançados no site da Seinfra.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Fones: (85)3216.3764/65
Marcos Cavalcante (marcos.cavalcante@seinfra.ce.gov.br – (85) 8898.4318)
Luiz Guedes (luiz.guedes@seinfra.ce.gov.br)